Reportagens do dia

Loading...

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Acesse o site noticiaesperancenses.com e vote na enquete qual será o candidato de Esperança que vai vencer as eleições 2010.

Fotos:Reprodução


O site www.noticiaesperancenses.com está agora com um novo formado e uma nova equipe com o comando de seu idealizador Rodolfo que como sempre vem fazendo o melhor para que o site seja uma referencia em todo estado da Paraíba.

www.noticiaesperancenses.com

Escolas da cidade de Esperança inicia ensaios para 7 de Setembro.



já começou os ensaios para o desfile do dia 7 de Setembro na cidade de Esperança Nesta segunda-feira, dia 30, escolas municipais fizeram um grande ensaio pelas ruas da cidade.

andradenoticias.blogspot.com ESSE É MORAL.

NOVO ESTATUTO DO SERVIDOR É CONCLUIDO.



A Procuradoria Geral do Município de Esperança já encaminhou ao Prefeito Nobson Pedro de Almeida, o novo Estatuto do Servidor Público, agora reformulado seguindo a Legislação Federal em vigor no país.
Segundo João Batista Bastos, Procurador Geral, o antigo Estatuto do Servidor Municipal datava do ano de 1974, daí a necessidade de uma atualização, que teve a participação da Procuradoria, do Sintab e da Secretaria de Administração. Os artigos que foram revogados diz respeito a aposentadoria, auxilio doença, auxilio funeral e salário família.
De posse no Novo Estatuto do Servidor Municipal, o Prefeito Nobinho vai elaborar o Projeto-de-Lei e encaminhar para votação no Legislativo e após aprovação, volta para que seja sancionado pelo executivo, passando a vigorar oficialmente.

Fonte:Secretaria de Comunicação e Eventos.

Está havendo um surto de catapora na região.



Várias cidades no entorno de Esperança apresentaram registros da doença nos últimos dias. A secretaria municipal de saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, já está com um esquema montado para evitar que o surto chegue à cidade.
A catapora (varicela) se transmite com muita facilidade de pessoa para pessoa, por intermédio do contato direto ou por via aérea, a partir das secreções respiratórias. O índice de contágio no ambiente doméstico é de aproximadamente 90%. Nas escolas, sobretudo as que atendem crianças menores de 10 anos, o contágio ocorre de maneira muito rápida. É por esta razão que o bloqueio está sendo feito antes que a doença se instale.

Fonte:Secretaria de Cominicação e Eventos.

Quem possui cães e gatos é bom prestar atenção Começa nesta quarta-feira dia 1º a vacinação contra a raiva animal.



O dia D acontece no próximo dia 18.

Inicialmente, serão atendidas as populações da zona rural, começando por Massabiele, no dia 01- entre as 8:30h e 10:30h. À tarde, entre 14:30 e 16 h, a vacinação acontece em Campo formoso na casa de Dona Carminha;

Dia 02- pela manhã em Lagoa Verde, no Grupo Escolar e a tarde na Escola de Quebra Pé. À tarde, será atendida a comunidade de Mulatinha, no Posto de Saúde e Cinzas, ao lado da polpa de frutas;

Dia 03- pela manhã no Pintado (Posto de Saúde) e Riacho Fundo (Posto de Saúde). À tarde, Barra de Camará (Escola) e Carrasco (Escola);

Dia 06- pela manhã, no Posto de Saúde do Benefício e na Escola de Timbaúba. À tarde, na Escola do Lajedão e na Associação de Pau Ferro.

Dia 08- pela manhã na residência de Dona Inês, em Arara, e na Escola de Gravatazinho. À tarde, nas Escolas de Logradouro e Meia Pataca;

Dia 09- pela manhã, nas Escolas de Malhada da Serra e Boa Vista. À tarde, no José Lopes, residência de Clementino e na Escola do Junco;

Dia 10- pela manhã, na Escola do Britador e no Posto de Saúde do Portal. À tarde, no Posto de Saúde da Bela Vista e no Posto de Saúde do Campestre;

Dia 13- pela manhã e à tarde, nas comunidades São Francisco e São José, nos respectivos postos de Saúde;

Dia 14- pela manhã, no Posto de Saúde de São Miguel e na Associação de Pedra Pintada;

No período de 15 a 17, pela manhã e a tarde, uma unidade volante estará atendendo as pendências, Assentamento Carrasco, Cabeço, Capeba e outros.
No Dia D, 18 de Setembro, na escola José Souto, por traz do Hospital Municipal, a vacinação ocorre o dia inteiro.

Fonte:Secretaria de Comunicação e Eventos.

DESFILE CÍVICO.



Aproxima-se o dia 7 de setembro e a banda marcial de Esperança afina os instrumentos e faz os últimos ensaios para o desfile cívico. Os músicos tem se reunido na Rua José Ramalho onde fazerm performances e coreografias.

A tradicional festa cívica é uma das mais concorridas e congrega bandas e fanfarras da região desfilando temas da nossa cultura. Várias escolas municipais participam do encontro com seus carros alegóricos representativos das tradições locais, sob o olhar atento do público que costuma prestigiar o evento.

No ano passado foram homenageados, dentre outros, a nossa querida Vitória Régia, autora do hino de Esperança.

Este ano muitas surpresas virão além da nossa premiada banda marcial que tanto nos orgulha.

Fonte:Rau Ferreira.

domingo, 29 de agosto de 2010

Salários com PIS/PASEP.


Ao que informa Ângela Lira Rocha, secretária de Administração, “os funcionários municipais vão receber os salários deste mês acrescidos dos valores correspondentes ao PIS/PASEP”. Ela lembra que isto representa um incremento de capital extra de 30%, aproximadamente, na economia da cidade. Ela não falou de data de pagamento, mas garante que a folha será paga dentro dos prazos que estabelece a Lei.

FONTE:Secretaria de Comunicação e Eventos

sábado, 28 de agosto de 2010

1º Seminário de Vida de Jovens Católicos Em Esperança – PB



A Comunidade Obra Nova do Coração de Maria está realizando do dia 28/08 à 28/09/2010, um seminário de transformação de vida para jovens com idade de 14 a 18 anos, na Capela Nossa Senhora das Graças, inscrições na Comunidade Obra Nova na Bela Vista, Esperança – PB. Participe!

Fonte:Pedro Wesley

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

BLOGS: NOTÍCIAS ATUAIS.



Esperança se destaca na mídia através de diversos blogs que contam desde a sua história e as suas notícias recentes. A pequena cidade do interior paraibano é bem vista na internet!

Destes diários que informam o nosso cotidiano destacamos os mais populares:

O Andrade Notícias – AN, criado por Jean Andrade tem uma ótima aceitação e bom número de visitas, superando a marca de 21.922 visitantes. De uma forma irreverente e peculiar, este blog é atualizadíssimo e está sempre recheado de muitas imagens. E o seu editor se esforça para divulgar apenas matérias locais.

O Esperança Agora do repórter e locutor José Roberto (Beto Show) tem uma boa apresentação e em pouco tempo superou a marca dos 1000 acessos. Praticamente segue a mesma linha do AN mas o seu diferencial são as informações trazidas por suas assessorias. Beto tem o privilégio de participar de um forte veículo de comunicação - a rádio comunitária local – e assim encontra-se na linha da informação.

E finalmente a Folha on line do jornalista Otílio Rocha. Com muitos anos de experiência e uma bagagem invejável, Otílio é responsável pela folha impressa, apresenta o jornal da manhã na Ban Fm e agora está plugado na Web com este blog que tem sido muito acessado, onde publica de tudo um pouco: política, curiosidades, informes nacionais e estaduais de um modo geral.

Segundo um profissional da cidade, “os blogs hoje estão mais atualizados que os sites de notícias” e isto se deve ao empenho desses repórteres e a seriedade com que realizam o seu trabalho. Um forte aliado neste trabalho é a própria plataforma blogger que é de fácil entendimento, diferente dos portais que necessitam algum entendimento de linguagem html.

O HE apesar de não se enquadrar nesta categoria - pois o nosso foco é a história da cidade - se orgulha por estar entre os mais visitados e ser o blog mais antigo em atividade de Esperança.

Fonte:RauFerreira/http://memoep.tk/

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sede da Prefeitura de Esperança ganha um gigante painel da foto aérea da cidade.



Foi uma bela atitude do Prefeito Nobinho de colocar um Gigante painel da foto aérea de Esperança tirada no mês 03/2010 esta a exposição na sede da Prefeitura.

Estiagem já atinge 50 municípios paraibanos; em algumas cidades, falta água até para beber.



Vários municípios no Estado estão sofrendo prejuízos nas lavouras por conta da falta de chuva, chegango a faltar água até para o consumo humano. A Defesa Civil do Estado da Paraíba apresentou um estudo ontem (24) mostrando que 50 dos 223 municípios paraibanos vêm sofrendo com a prolongada estiagem que vem sendo registrada neste ano. Destes, 39 já tiveram a “situação de emergência” decretada pelo Governo da Paraíba e outras 11 estão em fase de decisão.

Muitos prefeitos das cidades atingidas com a falta de chuva afirmam que os municípios não dispõem de condições financeiras para contornar a situação.

No Sertão, 21 municípios estão com o estado de emergência homologado pelo governo estadual, e os processos já foram encaminhados a Brasília para análise do Governo Federal. São eles: Aguiar, Bernardino Batista, Bom Jesus, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Carrapateira, Conceição, Igaracy, Imaculada, Nazarezinho, Nova Olinda, Passagem, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Cruz, Santarém, São Francisco, São João do Rio do Peixe, Taperoá e Uiraúna.

Outros seis tiveram os pedidos homologados, mas estão na fase de entrega de documentação ainda por parte do Governo da Paraíba: Agua Branca, Catolé do Rocha, Juru, Marizópolis, Santa Helena e Santana de Mangueira.

As cidades de Boa Ventura, Cajazeirinhas, Livramento e Mãe D'água já deram entrada no pedido para ser decretar estado de emergência, mas ainda estão sendo analisados.

Açudes secam

Dez açudes na Paraíba monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) estão com volume abaixo de 30%, e pode comprometer a qualquer momento o fornecimento de água para os municípios.

Em Areia, o açude de Vaca Brava está com 28,8% da sua capacidade. Em Barra de São Miguel, o açude Bichinho está com 25,5% do seu volume; em Duas Estradas, o açude de mesmo nome está com 25,8%; e, Massaranduba, o açude da cidade está com 22,5%.

A situação se complica em Riacho de Santo Antônio. Lá, o açude da cidade está com 8,6% da sua capacidade. Em Serra da Raiz, o açude Suspiro está com 11,4% de sua capacidade e em São José do Sabugi a situação é crítica, com apenas 3,5% da sua capacidade.

Os açudes de Santa Inês (30,8%) , São José de Caiana (22,5%) e São José da Lagoa Tapada (30,4%) também estão sofrendo com o pouco volume de água.

Apenas os açudes de Araçagi e Bananeiras estão sagrando no momento, segundo o mesmo levantamento da Aesa.

Fonte:PortalCorreio

Miss Esperança 2010 Elizângela Curvêlo é a nova Garota Propaganda do Portal Guia G2.



A modelo Elizângela Curvêlo, eleita Miss Esperança 2010, após assinatura de contrato de licensa de uso de imagem, é a mais nova garota propaganda do Portal Guia G2.

O contrato, assinado na noite desta quarta-feira (25), faz de Elizângela a identidade do portal em todo e qualquer material publicitário produzido, bem como a personalidade de destaque nos eventos que o portal venha a produzir ou organizar.

O Guia G2 contará com a presença de Elizângela pelo prazo de 1 ano. Esse contrato poderá ser renovado por quantas vezes os envolvidos acharem conveniente

Fonte:http://www.guiag2.com.br

UMA ESPERANÇA DE PRESERVAÇÃO.



A cidade de Esperança ainda possui um importante acervo predial das décadas de 20 à 40, a exemplo dos casarões da rua Manuel Rodrigues. Mas aos poucos esta realidade vem mudando. Alguns prédios tem sido reformados em detrimento do nosso patrimônio cultural.

Citemos o edifício da antiga Farmácia S. Pedro, onde funcionou a farmácia de seu Nelson (ver foto). Por muitos anos esta construção manteve intacta as características arquitetônicas originais de sua época. Uma reforma porém tem alterado substancialmente este imóvel.

Mas este caso não é o único, a residência do nosso primeiro prefeito e o Cine São José foram demolidos para abrigar uma agência bancária.


É preciso uma política que resguarde esta arquitetura; o tombamento pode ser a solução. A medida inclusive é constitucional e totalmente viável desde que haja catalogação e uma lei que assegure o embargo numa eventual descaracterização.



É importante frisar que o fato de se tombar um imóvel não impede outros gravames como o penhor e a hipoteca, e ainda garante ao proprietário o direito de recorrer ao poder público para a conservação de sua propriedade quando necessário.



Fonte:RauFerreira/http://memoep.tk/

ESCRITOR ESPERANCENSE LANÇA LIVRO.



Lançado na última sexta-feira (20/08) em João Pessoa o livro “Coronel Elísio Sobreira: do heroísmo ao patronado”, escrito por Inácio Gonçalves de Souza.

Elísio Augusto Sobreira de Carvalho destacou-se no Estado por exercer o comando da Força Policial, corporação que antecede a formação da PMPB, da qual ele é patrono. Esse esperancense, filho dos professores Juviniano e Maria Augusta Sobreira, nasceu no dia 20 de agosto de 1878. Exerceu importantes cargos políticos nesse Estado e ao lado do poeta Silvino Olavo, participou do movimento que eclodiu com a emancipação de sua terra natal.

A obra discorre sobre a sua carreira militar, as lutas armadas, as interventorias em Alagoa Grande e Pombal e as principais condecorações. E pode ser adquirida na MondoVídeo Locadora com Vitório ou na Biblioteca Municipal de Esperança com Maria.

Fonte:Rau Ferreira/http://memoep.tk/

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

NOVO SITE DA HISTÓRIA ESPERANCENSE.



A história de Esperança ganhou site!

Desde que iniciamos nossa atividade na internet na plataforma blogger alcançamos muitas vitórias. A primeira diz respeito ao número de seguidores - que atualmente está em 47 - e depois com o número de visitantes que gira em torno de 80 acessos diários. Neste meio tempo publicamos 144 histórias relacionadas a cidade, 30 biografias, 63 fotos/imagens, 25 poemas e dedicamos uma página especial ao poeta Silvino Olavo, com 39 artigos.

O passo seguinte não poderia ser outro, por isso registramos um domínio que passaremos a usar e para onde todas as nossas matérias serão redirecionadas.

Solicitamos dos nossos leitores que nos acompanhe apartir de agora no seguinte
endereço: http://memoep.tk/

Festa da Padroeira da Capela do Sagrado Coração de Jesus – De 25 a 29 de Agosto de 2010.



Todos os dias, após as Celebrações, teremos o Pavilhão Comunitário com a tradicional quermesse com música ao vivo, venda de tortas, salgados e refrigerantes. No Domingo após o Momento de Louvor teremos o funcionamento do Pavilhão Comunitário e realização de sorteios de brindes.
Traga a sua família e participe!

Programação:

Dia 25/08/2010-Quarta-feira-Abertura da festa
Noite dedicada à juventude.
Tema: “Jovens Restaurados em Cristo”
19h – Celebração Eucarística
CEL.: Pe. Alexandre Moreira – Administrador Paroquial

Dia 26/08/2010-Quinta-feira
Noite dedicada às famílias
Tema: “Família Igreja Doméstica”
19h – Celebração Eucarística
CEL.: Pe. Adriano André - João Pessoa – PB

Dia 27/08/2010-Sexta-feira
Noite dedicada às crianças e catequese
Tema: “Deixai vim a mim as criancinhas”
19h – Celebração Eucarística
CEL.: Pe. Carlos Gonzaga (Redentorista) – Recife – PE

Dia 28/08/2010-Sábado
Noite dedicada às comunidades
Tema: “Os cristãos tinham tudo em comum”
19h – Celebração da Palavra de Deus
CEL.: Pe. João Lira – Vigário Paroquial

Dia 29/08/2010-Domingo-Encerramento da Festa
Dia dedicado aos servidores da Paróquia
Tema: “Colhei agora os frutos para a vida eterna”
De 08h às 16h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
Responsáveis: Grupos, Pastorais e Movimentos.
16h – Momento de Louvor

Fonte:Pedro Wesley.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pastoral da AIDS.



A Prefeitura Municipal de Esperança está apoiando a implantação da Pastoral Paroquial da AIDS. Uma missa, celebrada pelo Padre Alexandre, no último domingo, oficializou a pastoral na paróquia. A partir de agora, pelo que informa Samara Batista, coordenadora de Educação em Saúde do município, a busca é por voluntários. Ela afirma que há necessidade da participação comunitária para desenvolver um trabalho de atenção com um olhar mais humano voltado para os portadores do vírus.

Fonte:Secretaria de Comunicação e Eventos.

SESSSE x CIPA.



O Serviço Especializado em Saúde e Segurança do Servidor de Esperança – SESSSE e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA estão em parceria fazendo um trabalho que poucas prefeituras fazem no Estado da Paraíba. Coadjuvado pela CIPA, o SESSSE está fazendo visitas de inspeções a escolas, PSF’s e outras repartições públicas para acompanhamento da saúde e da segurança dos funcionários. Isto tem colocado o prefeito Nobinho Almeida como um dos poucos gestores paraibanos preocupados com o bem esta funcional dos trabalhadores.

Fonte:Secretaria de Comunicação e Eventos.

Selo UNICEF.



Acontece na manhã desta quarta feira, 25, na Câmara Municipal, o I Fórum para consecução do Selo UNICEF município aprovado para Esperança. As reuniões preparatórias já vêm acontecendo a algumas semanas, sempre coordenadas pela Secretária de Educação e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marilene Diniz Rodrigues. Essas reuniões levam em consideração os requisitos exigidos pelo UNICEF, tais como impacto social, gestão de políticas públicas e participação social, envolvendo fóruns comunitários e atividades temáticas.
O prefeito Nobinho Almeida já expressou o seu interesse em conseguir o selo UNICEF. Isto porque está consciente do trabalho desenvolvido em prol da criança esperancense.
Durante o fórum, o PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil vai fazer uma apresentação. Segundo Janilza Barbosa Pimenta, que coordena o PETI, as crianças vão mostrar um pouco do trabalho que é feito na cidade.

Fonte:Secretaria de Comunicação e Eventos.

Capela de São Francisco.


Capela de São Francisco - localizada no bairro de São. Francisco (antigo catolé) em Esperança passou por uma ampla reforma. Mas o que nos chama a atenção é o belíssimo painel que adorna a fachada daquele templo: uma imagem do santo padroeiro em mosaico.
Feito com pedacinhos de cerâmica colorida, a figura de São Francisco de Assis torna ainda mais convidativa o momento de oração. Uma grande demonstração de fé e devoção ao santo protetor dos animais.

Fonte:RauFerreira.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

ESPERANCENSE NO BOLETIM DA SPA.



Saiu o Boletim nº50 da Sociedade Paraibana de Arqueologia – SPA, com mais um texto do poeta e escritor Rau Ferreira. Desta vez o enfoque é o Museu de Esperança, cuja denominação deverá homenagear uma das figuras mais importantes do município, o Dr. Nino Pereira.

O projeto de autoria de Adriano Vital Pereira, recém aprovado, está orçado em mais de 100 mil reais e tem por objetivo abrigar todo o material enciclopédico de Esperança, incluindo suas personalidades.

A SPA publicou em abril deste ano “Uma esperança de preservação” que tratava sobre o patrimônio histórico e cultural do município, ressaltando a importância da sua preservação, também de autoria de Rau Ferreira.

Para maiores informações visite: http://arqueologiadaparaiba.blogspot.com/

I EMARPE: REVELANDO TALENTOS!



Esperança promoveu de 19 a 22 de agosto o I Encontro Municipal de Arte Popular de Esperança - EMARPE. O evento reuniu diversos artistas locais na Praça da Cultura, onde um palco gigantesco foi montado para abrigar as apresentações. Barracas também foram montadas no acesso ao público com exposição de artesanato, comidas típicas e alguns trabalhos desenvolvidos pelas escolas do município.

A programação contou com um recital com os poetas Rau Fererira e Karl Marx, bandas de música locais, emboladores de coco, repentistas, amostra de dança, teatro, hip-hop, balé, pastoril e shows humorísticos e de calouros.

O encontro revelou novos e desconhecidos talentos, jovens que tiveram sua primeira oportunidade nesta semana da folclore, a exemplo dos musicistas Ronildo Gouveia e Vinícius do Cavaquinho e firmou ainda mais o sucesso de artistas como Gasparzinho.

O blog AN parabeniza a ativista cultural Socorro Aparecida, que dinamizou e possibilitou esta realização. Esperamos ansiosos a segundas edição do EMARPE.

sábado, 21 de agosto de 2010

Ultima noite do I EMARPE - O Evento já esta consagrado no calendário artístico-cultural da cidade de Esperança.







Apesar de ser uma noite fria e chuvosa muita gente foi prestigiar a ultima noite do I EMARPE encontro municipal de arte popular de Esperança que foi um sucesso, Um concurso de hip-hop muito concorrido por vários grupos da cidade que foram revelados neste evento marcou a ultima noite logo em seguida A cantora Emanuele junto com Ângelo Roque deu um show e fecharam com Chave de ouro o I EMARPE.

andradenoticias.blogspot.com ESSE É MORAL

Um povo sem passado não pode ter futuro, cultura e conhecimento são imprescindíveis no mundo moderno.



O blog "História Esperancense" vem fazendo o resgate da nossa memória cultural publicando os principais fatos do passado que ajudaram a construir o nosso torão.

Histórias, Fotos, biografias, poesias e entrevistas que contam o nosso passado com conteúdo e informações precisas. Desde as primeiras notícias da nossa Banabuyê (1757) escritas por Tarcízio Dinoá, passando pelas Sesmarias (1713/1753), o registro de Irineo Joffily (1892) e as notícias do nosso povoamento (1909). E artigos relacionados a arte e ao cotidiano contemporâneo das décadas de 20, 30, 40... até os dias atuais.

O Andrade Notícias faz parte deste projeto e apoia esta campanha. Ajude você também a preservar a nossa memória enviando-nos fotos e textos para os e-mails: hau.ferreira@gmail.com e jeanclaudioandrade77@hotmail.com.

Ou seja um de nossos colaboradores divulgando a sua empresa ao custo de R$ 20 / mensais.

Visite http://historiaesperancense.blogspot.com e seja você também um construtor da história!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Funcionários da Prefeitura de Esperança comemora o Aniversario de Bernadete Secretária de Finanças.




Todos os Funcionários da Prefeitura comemoraram o aniversario da Secretaria de Finanças que Carinhosamente é chamada por todos da Prefeitura de Tia Bernadete.

I EMARPE – Mais uma Manhã de sucesso e varias apresentações Culturais.







Criancinhas da creche vovô Betinha fizeram uma linda apresentação de Dança de roda nesta Manhã se apresentou também um grupo de humoristas da comunidade de Timbaúba e varias outras apresentações Uma das novidades foi a feira de produtos Organicos que foi montada na praça da cultura.

NOITE DE BRILHO PARA A POESIA ESPERANCENSE.


Ontem foi uma grande noite para a poesia esperancense. Dentro da programação do I EMARPE apresentaram-se os ensaístas Rau Ferreira e Karl Marx Valentim, que fizeram um breve recital de seus versos.

Rau declamou os poemas “Sombra”, “Pastoril Profano”, “Amor fenomenal” e outros de sua autoria; e recitou o soneto “Em claro e escuro” de Silvino Olavo encerrando a sua participação.

Enquanto isso Karl Marx passeou por seu mundo poético em diversas peças que prenderam a atenção do público, a exemplo dos versos “Noite de São João”, “Conjugação” e o encantador “Interjeição”.

O recital foi prestigiado pela sociedade esperancense e alguns alunos das escolas públicas do município, que assistiram os poetas em ação.


Jean Andrade

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Começou em Esperança o I EMARPE Encontro Municipal de Arte popular.




I EMARPE - A programação do evento foi declarada aberta hoje pela manhã pela Vice Prefeita do Município Rosa Bronzeado e Pela a Secretaria de Educação e Cultura Marilene Diniz também esteve presente o Secretario de Comunicação e Eventos Nahim Galileu (Pingo)e outras autoridades do Município.

Tudo de novo! Inter bate o Chivas e é bicampeão da América!



Campeão da América. Campeão do mundo. Campeão de tudo. E agora campeão da América de novo. Campeão de tudo e mais um pouco. Campeão de tudo que existe e um tanto mais. Campeão, campeão e campeão! Mil vezes campeão! Não foi apenas em um jogo de futebol que o Inter venceu o Chivas por 3 a 2 e virou bicampeão da Libertadores. Foi em uma cerimônia muito superior: uma celebração do coloradismo, um ritual de entrada na maturidade dos gigantes do futebol mundial. Não termina mais aquilo que começou em 2006. Não tem mais fim. O Inter é campeão! De novo!

FONTE:G1

Dengue.



Apesar dos 22 casos suspeitos de dengue clássica na cidade, os índices de infestação do mosquito Aedys Aegypit diminuíram sensivelmente no terceiro ciclo de trabalho feito pela Vigilância Ambiental. O índice na zona urbana está reduzido a 1,5%, que praticamente não oferece riscos para os moradores. O índice mais alto foi verificado no distrito de São Miguel. Segundo dados fornecidos por Heleno Estrela, supervisor e coordenador da Vigilância Ambiental, ali foi verificado um percentual de 3,0%.
Um dos problemas que tem dificultado o trabalho os agentes de Vigilância Ambiental tem sido o número alto de domicílios fechados. No último levantamento foram registrados 663 residências de portas fechadas. Foram obtidas amostras positivas em 49 prédios. Os agentes de vigilância alertam para o fato de que é importante encontrar as residências abertas sob pena de aumentar os índices de infestação.

Fonte:Secretaria de Comunicação e Eventos.

Bolsa família.



As famílias inscritas no Programa Bolsa Família do Governo Federal começam a receber seus benefícios nesta quarta-feira. Aqui em Esperança, todos os inscritos podem procurar a Caixa Econômica Federal, as lotéricas ou estabelecimentos com a marca Caixa Aqui, para fazer suas retiradas. Foram disponibilizados hoje os inscritos cujos cartões terminam com o número um e assim sucessivamente até o dia 31 de agosto. O prefeito Nobinho Almeida tem dotado os operadores do programa na cidade da infra-estrutura necessária para prestar o melhor serviço.
O trabalho de busca pelos dados de freqüência do alunado já começou. Os atendentes do Programa têm até o final do mês para transferir esses dados ao Ministério da Defesa Social e Combate a Fome.

Fonte: Secretaria de Comunicação e Eventos.

CENSO 2010 – Dificuldades na cidade de Esperança.



OS RECENSEADORES ESTÃO COM MUITA DIFICULDADE PARA COLETA DE DADOS EM NOSSA CIDADE. SEGUNDO ANA PAULA GONÇALVES, SUPERVISORA DE ÁREA, “OS RECENSEADORES ESTÃO ENCONTRANDO MUITAS CASAS FECHADAS E AS PESSOAS NÃO ESTÃO COLABORANDO COM OS AGENTES DO IBGE”, AFIRMA ELA. AINDA DE ACORDO COM ANA PAULA, HÁ SETORES NA ZONA URBANA QUE JÁ PODERIAM ESTAR FECHADOS MAS “COMO AS PESSOAS ESTÃO SE NEGANDO A FORNECER INFORMAÇÕES, O TRABALHO ESTÁ PREJUDICADO”. A CIDADE ESTÁ DIVIDIDA EM 44 SETORES NOS QUAIS ATUAM 20 RECENSEADORES NA ZONA URBANA E 10 NA ZONA RURAL.
AS DIFICULDADES TÊM SIDO MAIS COMUNS NA ÁREA URBANA. O PESSOAL DOS SÍTIOS TEM SIDO MAIS RECEPTIVO.

Como identificar o recenseador

-Uniforme – colete e boné com logotipo do censo
-Equipamento de coleta de dados (PDA)
-Crachá visível no bolso do colete com nome, número de matrícula, identidade e foto
-Em caso de dúvidas, o morador pode confirmar a identidade do recenseador através de ligação gratuita

CONTATO

O telefone do IBGE é o 0800-7218181. O serviço funciona das 8h às 22h e pelo site do IBGE.

Fonte:Secretaria de Comunicação e Eventos.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

PROGRAMAÇÃO - I Encontro Municipal de Arte Popular de Esperança.



19-08-2010
9:30 – Abertura: Prefeito Nobson Pedro de Almeida
Banda Filarmônica 1º de Dezembro Luiz Martins de Oliveira
Apresentações Culturais
9:45 horas

• Escola Estadual Irinel Joffily
• Escola Municipal Wellington Vital – Poema
• Escola Municipal de Lagedão – Música
• Escola Municipal de Logradouro – Embolados de coco
• APAE – Amostra de dança
• Gasparzinho – Show de Humor
Apresentações Culturais
14:00 horas

• Escola Municipal Josefa Araújo Pinheiro – Coral e flauta
• Creche Vó Militina – Dança
• Escola de São Miguel – Pastoril
• Escola de Lagoa Verde – Poesia
• Escola Municipal Hosana Lopes – Dublagem
• José Souto – Hip Hop
19:00 horas

• Zé Pretim e Trio
• Karl Marx e Rau (Recital de Poesia)
• Repentista (Gilvan da Viola)
• Voz e Violão (Ronildo Golveia)
• Gasparzinho
• Emmanuelle Santos e Ângelo Rock

20-08-2010
9:30 h

• Rodolfo (Violão)
• Escola Dom Palmeira
Dança
Vinicius do Cavaquinho
• Escola do Umbú – Cordel
• Escola José Lopes – Cantiga de Roda
• Escola Manuel Pereira – Resgatando o carnaval
• CAP’S – Amostra de musica
• PET – Teatro e dança
• Escola Olímpia Souto
• Vó Betinha – Cantiga de roda
• José Souto – Capoeira
• Benefício – Teatro
• Timbaúba – Show de humorístico

15:00 horas

• Escola Municipal de Massabielle – Luquinha do Acordeon
• Melhor Idade – Ciranda
• Projovem – Teatro e dança
• Estadual – Dança
• Irenaldo – Literatura de Cordel
19:30 h

• Grupo de Dança Xiquexique
• Escola Estadual Irinel Joffily
• Escola Estadual
• Comunidade São Francisco – Xaxado Quero Mais
• Ronildo Voz e Violão

21-08-2010
9:30 h

• Trio de Zé Pretim
• Comunidade do Britador – Capoeira
Maculelê
Hip Hop
• Gasparzinho
14:00 h

• Comunidade do Belo Jardim – Grupo de danças
• Comunidade da Bela Vista – Chamego Medonho
• Gasparzinho e Catarina Ramilda
19:30 h
Encerramento

• Show de Calouros
• Concurso de Dança de Rua
• Emmanuele Santos e Ângelo Rock
• Bandas de Rock Pop

FONTE:Secretaria de Educação e Cultura

Obrigado pelos mais de 20.000 acessos.


Como mediador desse blog, venho agradecer pelos mais de 20.000 acessos, que este simples veículo de informação e diversão recebeu no período em que está na rede. Além de agradecer aos leitores e visitantes de meu blog quero dizer a vocês que esse blog não é meu e sim é nosso, pois sem vocês esses acessos não iriam ter acontecido, por isso me coloco a disposição para sugestões, elogios e críticas que você leitor possa fazer para melhorar esse blog.
Obrigado pelos acessos e espero que continuem acessando esse veículo.

Blog andradenoticias.blogspot.com –

Jean Claudio de Andrade.

Prefeitura & Paróquia



Uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho implantam, nesta terça-feira, às 19:30 h, no Centro Pastoral Padre Damião, a Pastoral da AIDS. A parceria resultou do entendimento entre o Prefeito Nobinho Almeida e o administrador paroquial, Padre Alexandre. Um momento de sensibilização da vida vai marcar o lançamento da pastoral que pretende promover estudos e conscientização da população para que se desenvolva o senso de cidadania.
A pastoral da AIDS pretende estabelecer um processo de formação de lideranças para atuação junto a ONGs, Conselhos ou quaisquer entidades que busquem a proteção dos soropositivos e os cuidados com a prevenção.

Fonte:Secretaria de Comunicação e Eventos.

Minha Casa/Minha Vida.


Graças ao esforço do Prefeito Nobinho Almeida, Esperança acaba de ser incluída na segunda fase do Programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida. Na primeira avaliação, para cidades com menos de 50 mil habitantes, a cidade não havia sido selecionada. São 149 municípios selecionados nesta fase e deverão se cadastrar para execução do programa. Na Paraíba, foram contemplados Brejo do Cruz, Esperança, Cajazeiras, Paulista e Pombal.
Ainda nesta semana, um representante do município vai procurar as instituições e os agentes financeiros habilitados em oferta pública realizada em dezembro, para assinarem o termo de Acordo de Compromisso. Após as assinaturas, o Ministério das Cidades analisará as propostas que beneficiarão famílias esperancenses com renda mensal de até R$ 1.395.

Fonte:Secretaria de Comunicação e Eventos.

Paralisia infantil.


As estatísticas municipais sobre a campanha de vacinação contra pólio, nessa segunda fase, cujo dia D aconteceu no último sábado, são animadoras. De acordo com Ana Lígia Passos Meira, coordenadora de imunização, os números previstos pelo Ministério da Saúde serão alcançados nos próximos dias. Até agora, já foram vacinados 86% do público infantil. A meta do Ministério é alcançar 95%.
Entre os menores de um ano foram vacinados 88%, correspondentes a 490 crianças. Entre um e quatro anos, já foram vacinadas 1.862 crianças, equivalente a 84% da meta pretendida pelo Ministério.

Fonte:Secretaria de Comunicação e Eventos.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

18 ANOS DA ASSOCIAÇÃO NAKAYAMA DE KARATE-DO DE ESPERANÇA.



Fundada em 17 de agosto de 1992, pelo Sensei Manoel Freire da Rocha – Manoelzinho – a Associação Nakayama de Karate-Do de Esperança completa 18 anos.

A data foi festejada no último domingo em um evento que reuniu professores e antigos alunos da academia no Ginásio “O Vovozão”. Na oportunidade houve apresentação de Katás e palestras conferenciadas pelos representantes da Federação.

O Karaté é uma arte marcial japonesa conhecida em todo o mundo que desenvolve a força, a velocidade, a coordenação motora e o caráter. E que encontra muita recpectividade em nossa cidade.

O Sensei Manoel Freire é Faixa Preta 3º Dan formado pela CBK e árbitro pela FPK, e reune em seu Dojo na rua Solon de Lucena mais de 20 karatekas.

Com uma larga experiência, Manolzinho tem ensinado os principios desta arte milenar aos esperancenses, marcando presença em competições dentro e fora do Estado.


FONTE:RauFerreira/historiaesperancense.blogspot.com